Nossas Especialidades

Dermatologia

  1. Fototerapia

  2. Depilação a Laser - Light Sheer

  3. Luz Intensa Pulsada (IPL)

  4. Laser Fracionado 2940

  5. Acroma - QS

  6. Toxina Botulínica

  7. Preenchimento Dérmicos

  8. Peeling Químico

  9. Microagulhamento

  1. Fototerapia

    Fototerapia é um tratamento médico realizado através de raios ultravioletas A ou B, emitidos por lâmpadas especiais.

    É indicada em dermatologia, pricipalmente, para os casos de Vitiligo e Psoríase, assim como em outras doenças como Dermatite Atópica, Dermatite Seborréica, Pitiríase Líquenóide e determinados tipos de linfomas de pele. Ajuda a controlá-las e pode ser associada a outros tratamentos.

    A Clínica Cenci Guimarães dispõe de aparelhos para fototerapia UVA e UVB narrow band (UVBNB). Para realização do tratamento é necessário uma consulta prévia com médico dermatologista para avaliar se a doença em questão pode ser tratada com essa modalidade terapêutica.

  2. Depilação a Laser - Light Sheer

    O Laser de Diodo LightSheer é um tratamento de última geração projetado para remover os pêlos indesejáveis de forma rápida e muito mais eficientemente e confiável que outros processos. É o único aprovado pelo F.D.A., disponível no mercado nacional, para depilação definitiva. O tratamento com o LightSheer é indicado para a remoção dos pêlos da face, buço, pescoço, abdômen, barriga, virilha, axilas, etc.

    O laser produz um feixe de luz altamente concentrado. Diferentes tipos de laser produzem diferentes matizes de luz. A cor da luz produzida pelo laser é a chave para o seu efeito nos folículos pilosos (pêlos). A luz emitida é absorvida pelo pigmento localizado na raiz do pêlo, numa fração de segundos, tempo suficiente para neutralizar a raiz, impedindo-a de voltar a crescer.

    O Laser de Diodo LightSheer possui um mecanismo especial de refrigeração da pele que protege a área em volta do tecido, dirigindo a energia apenas à raiz do pêlo.

    O tempo de duração de uma sessão pode variar de poucos minutos a uma hora ou mais, dependendo da área a ser tratada. O laser elimina principalmente os pêlos em sua fase ativa de crescimento. Assim, novas aplicações podem ser necessárias para concluir sua eliminação permanente. O tratamento a laser pode causar um pequeno desconforto. Como certas áreas do corpo são mais sensíveis do que outras, algumas vezes é aconselhável o uso de cremes anestésicos.

    A aparência da pele depilada, logo após a aplicação do laser, varia de paciente para paciente, dependendo da extensão do tratamento. Os efeitos colaterais, caso ocorram, são mínimos e podem incluir vermelhidão ou discreto edema que desaparece rapidamente. O paciente pode retornar às suas atividades normais imediatamente.

  3. Luz Intensa Pulsada (IPL)

    Tecnologia que emite luz com diferentes comprimentos de ondas, que atingem vários tipos de alvos, como a melanina (sardas e manchas escuras), os vasos sanguíneos (micro vasinhos da face, pescoço e colo) e o colágeno. A luz emitida na pele gera calor, atinge a cor vermelha dos vasinhos e a cor escura da melanina das manchas, eliminando-os posteriormente, bem como estimula e remodela o colágeno, mantendo a superfície da pele intacta. Etherea IPL possui uma ponteira de resfriamento integrado, que favorece o conforto durante o tratamento. Pode ser aplicado na face, pescoço, colo e mãos. Além de seguro e eficaz, o tratamento não requer cirurgia ou injeções e é praticamente indolor.

    Quais as indicações da Luz intensa Pulsada?

    - Diminuir as lesões vasculares (vasinhos ao redor do nariz e rosácea);
    - Amenizar as lesões pigmentares (manchas senis e sardas);
    - Rejuvenescer a face;
    - Rejuvenescer o colo (amenizar as manchas solares, a elastose e diminuir os vasos).

    Como é feito o procedimento?

    Todo o procedimento dura cerca de 20 minutos e não gera muito desconforto aos pacientes. Após a sessão, algumas pessoas se queixam de ardor na região, que pode persistir por algumas horas. É normal, ainda, aparecerem crostas e alguns vasinhos ficarem mais evidentes nos 5 primeiros dias após cada sessão.

    O que esperar do procedimento?

    Na maioria dos pacientes, uma mudança na pele é observada uma semana após a primeira aplicação. Resultados mais evidentes são percebidos depois de 3 aplicações, realizadas com intervalo de 4 a 6 semanas.

  4. Laser Fracionado 2940

    É um laser ablativo, pois atua na superfície da pele, epiderme, e parte da derme, removendo o tecido tratado e substituindo-o por células novas. Promove uma fototermabrasão fracionada, ou seja, gera múltiplos pontos (colunas) extremamente aquecidos na pele, cercados por ilhas de pele intacta (não tratada). Desse modo, a cicatrização ocorre de forma mais rápida e segura. O processo de cicatrização é estimulado para originar um tecido novo e saudável, eliminando as imperfeições. A tecnologia fracionada acelera a recuperação da pele, minimiza o risco de complicações e efeitos adversos e aumenta a eficácia sobre métodos tradicionais. É, portanto, menos agressiva e permite um retorno mais rápido as atividades diárias.

    Quais as indicações do 2940?

    Este laser é utilizado para o tratamento de rugas, manchas solares, cicatrizes da pele. Os resultados são visíveis logo após a primeira sessão e continuam a melhorar gradualmente no decorrer dos meses seguintes, a depender da agressividade e intensidade do tratamento almejado.

    Quantas sessões são necessárias?

    Os tratamentos são muito rápidos, seguros e precisos, com resultados eficazes em poucas sessões. São recomendadas no mínimo 3 sessões a cada 2 ou 3 meses.

  5. Aqroma - QS

    Como funciona o tratamento?

    O Etherea Acroma-QS é uma opção de terapia diferenciada no uso da tecnologia, indicada para o tratamento superficial da pele, e age especialmente em diferente tonalidades (do marrom mais escuro ao bege mais claro). Além de um tratamento muito seguro, oferece mínimo tempo de recuperação relativo e resultados superiores a outras tecnologias equivalentes, já que é capaz de manter sobre controle a profundidade de ação do laser no tecido. A energia laser do Ethera Acroma-Qs, instantaneamente convertida em calor ao atingir o tecido-alvo, atua de modo a fragmentar os pigmentos em milhares de partículas microscopias, as quais são naturalmente reabsorvidas e então expelidas pelo organismo em cerca de 2 semanas.

    Quais as indicações do Acroma-Qs?

    - Clareamento e homogeneização pigmentar da pele no combate ao melasma, manutenção do melasma sob controle.
    - Remoção de uma ampla gama de lesões pigmentares superficiais.
    - Peeling a laser para remoção de lesões pigmentares mais claras.

    Quantas sessões de tratamento são necessárias?

    Usualmente, são recomendados planos de tratamento que abrangem 4 a 12 sessões. Por outro lado, o número total de sessões depende da indicação e intensidade do tratamento. Os resultados são efetivamente notados alguns dias depois do término do tratamento.

    Resultados esperados

    Os resultados tendem a ser progressivos e usualmente são vistos a partir da 4ª sessão; a melhora é gradual, mas há necessidade da manutenção periódica.

    Cuidados pós

    Uso de cremes ou loções calmantes prescritas pelo médico; pode ser prescrito pelo médico o uso de medicação de uso tópico para tratamento profilático ou coadjuvante.

  6. Toxina Botulínica

    A toxina botulínica do tipo A e do tipo B são substâncias purificadas, derivadas a partir de uma bactéria. A injeção dessa substância bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquecendo o músculo de modo que não se contraia, diminuindo as rugas faciais indesejadas. A toxina botulínica pode ser combinada com outros procedimentos cosméticos da pele tais como peelings químicos, lasers e preenchimentos dérmicos.

    Veja como funciona

    A aplicação da injeção de toxina botulínica pode parecer um procedimento simples para você, já que se resume em apenas algumas picadas. Mas na verdade é uma arte e ciência que só um experiente profissional de saúde deve realizar.

    Uma agulha muito fina é usada para injetar pequenas quantidades de toxina botulínica em músculos específicos. A aplicação da injeção de toxina botulínica geralmente leva menos de 15 minutos. O número de injeções que você precisará, irá depender de vários fatores, incluindo as suas características faciais e a extensão de suas rugas. Os resultados são notados dentro de alguns dias, no entanto pode demorar até uma semana para se ter o efeito completo. Quando os efeitos da toxina botulínica começam a desaparecer, os músculos reagem e as rugas reaparecem.

    Considerações especiais, riscos e recuperação

    Você pode retomar às atividades normais imediatamente. Importante: não esfregue ou massageie as áreas tratadas. Embora seja geralmente segura, efeitos colaterais e complicações podem ocorrer como hematomas e dor de cabeça.

  7. Preenchimento Dérmicos

    Os preenchimentos dérmicos podem oferecer muitos dos benefícios de um lifting cirúrgico sem o período de inatividade. Embora possam ajudar com a flacidez da pele em excesso, estes preenchimentos faciais adicionam volume e apresentam resultados imediatos a um custo menor que a cirurgia. Estes tratamentos não são permanentes, no entanto podem ser repetidos. Melhoram contornos, suavizam rugas, volumizam algumas áreas da face. Alguns preenchimentos dérmicos são usados juntamente com demais tratamentos de rejuvenescimento tal como injeção de toxina botulínica. O preenchimento de rugas mais indicado é o temporário.

    O ácido hialurônico é uma substância natural encontrada no organismo humano. Concentrações elevadas são encontradas, por exemplo, no tecido conjuntivo. É encontrado também em algumas cartilagens, assim como no tecido da pele. O ácido hialurônico preenche o espaço entre as células e, em função da sua capacidade de atrair água para o local em que foi aplicado, melhora não só as rugas como também a hidratação da pele. O número de sessões e a quantidade variam para cada paciente.

    Os efeitos do preenchimento facial com ácido hialurônico aparecem logo após o tratamento, mas se tornam mais visíveis uma semana após a sessão, momento em que o inchaço do rosto é amenizado. Ele não é permanente e pode ficar no local de aplicação por um período de 12 a 20 meses, sendo reabsorvido gradativamente pelo organismo.

    Ácido poliláctico é um material sintético. Quando injetado, estimula a produção de colágeno do próprio corpo. Esta substância gera bons resultados quando aplicada na metade inferior do rosto, pescoço, colo e em algumas áreas do corpo. Esta substância é diferente dos demais preenchimentos dérmicos, pois não produz resultados imediatos. Diferentemente, ela estimula a produção de colágeno, assim os resultados aparecem gradualmente ao longo dos meses.

    A hidroxiapatita de cálcio, o mais denso dentre os preenchimentos faciais, é encontrada naturalmente no osso humano. Este composto mineral é utilizado para preencher vincos mais profundos como o sulco nasogeniano, as linhas de marionete e as linhas de expressão. Também é usado para melhorar a plenitude das bochechas e demais contornos faciais. Microesferas de cálcio são suspensas num gel à base de água.

    Microesferas sintéticas de policaprolactona + carboximetilcelulose aquosa. Preenchimento novidade no Brasil. É utilizado com concentração fixa, porém com diferentes comprimentos nas cadeias de polímeros que garantem níveis variáveis de durabilidade dos resultados.Trata-se de um preenchimento com estimulador de colágeno de uma nova era de soluções em rejuvenescimento. Indicado para levantar, esculpir e restaurar o volume perdido com o envelhecimento. O resultado pode ser percebido imediatamente. À medida que a pele envelhece, perde as proteínas estruturais (o colágeno e a elastina), tornando-se fina e flácida, o que contribui para um aspecto cansado e envelhecido. Efeitos duradouros, evitando múltiplas sessões para manter os resultados

    Assim como qualquer procedimento estético, os preenchimentos apresentam riscos como rejeição ao material, hematomas, infecções, necrose, inchaço.

  8. Peeling Químico

    Trata-se de uma opção para suavizar a textura da pele, removendo algumas camadas da pele. Indicada para pele irregular, enrugada, manchada, fotoenvelhecida ou com cicatrizes de acne.

    Mecanismo de ação

    Os produtos químicos usados são ácido retinóico, ácido tricloroacético e alfahidroxi ácidos. Cada um tem uma finalidade diferente. A fórmula utilizada pelo seu médico será ajustada para atender às suas necessidades específicas. Embora peelings químicos sejam utilizados principalmente na face, também podem ser usados para melhorar a pele no pescoço, colo e mãos.

    Peeling químico superficial

    Melhorias sutis no início, mas com melhora gradual com tratamentos adicionais. Este tipo de peeling remove apenas a camada mais superficial da pele (epiderme) com uma esfoliação leve, resultando num brilho saudável. O médico irá utilizar uma combinação de ácidos que poderá ser repetido conforme indicação de cada paciente.

    Peeling químico médio

    Sua pele terá uma aparência mais suave Cicatrizes de acne, rugas mais profundas e tonalidade desigual da pele podem ser tratadas com um peeling químico médio. Os produtos químicos utilizados para este tipo de peeling irão remover as células epiteliais da epiderme e de parte da derme. O médico irá utilizar o ácido tricloroacético, por vezes usado em combinação com o ácido glicólico ou solução de Jessner.

    Peeling químico profundo

    Os resultados são excelentes, no entanto, a recuperação leva mais tempo.

    Considerações:

    É preciso compreender que todos os peelings químicos apresentam alguns riscos e incertezas. Geralmente é um procedimento muito seguro quando realizado por um médico qualificado e experiente. Acontece raramente, mas pode haver infecção, reativação do herpes ou cicatrizes. Para pessoas com determinados tipos de pele há risco de mudança de cor da pele de forma temporária ou permanente. Informe seu médico se você tiver histórico de quelóides ou quaisquer tendências incomuns de cicatrizes.

  9. Microagulhamento

    O microagulhamento é um procedimento que consiste em microperfurações da pele com finas agulhas metálicas. Seu princípio é semelhante ao da acupuntura, porém, localizado e múltiplo, produzindo efeito apenas na área tratada. Seu resultado mais proeminente é a indução de colágeno e de outras fibras naturais na pele, bem como o espessamento da epiderme. A técnica pode ser feita por rollers (mais comum), canetas elétricas ou carimbos.

    A técnica mais popular é a minimamente invasiva, na qual o procedimento é realizado apenas com creme anestésico. Usualmente, a técnica minimamente invasiva oferece resultados após uma sequência de aplicações em intervalos regulares. A recuperação costuma ser rápida.

    As principais indicações do microagulhamento são: cicatrizes, especialmente as de acne, estrias, envelhecimento e flacidez, calvície, melasma e drug delivery em geral.

Cirurgia Plástica

  1. Cirurgia Plástica Estética Facial

  2. Cirurgia Plástica Estética Corporal

  3. Cirurgia Plástica Reparadora

  4. Procedimentos Não Cirurgicos

  1. Cirurgia Plástica Estética Facial

    - Cirurgia Plastica das Pálpebras (Blefaroplastia)

    - Cirurgia Plastica da Face (Lifting Facial)

    - Otoplastia

    - Rinoplastia

    - Dermoabrasão Perioral

    - Lipoaspiração (Papada)

    - Enxerto de Gordura

  2. Cirurgia Plástica Estética Corporal

    - Abdominoplastia

    - Lipoaspiração

    - Mamoplastia de Aumento ( Inclusão de próteses de silicone)

    - Mamoplastia Redutora

    - Mastopexia

    - Lifting dos Braços

    - Lifting das Coxas

    - Cirurgia Íntima

    - Ginecomastia

  3. Cirurgia Plástica Reparadora

    - Tumores de Pele

    - Reconstrução Mamária Pós Câncer

    - Cirurgia Pós Bariátrica

    - Traumas Maxilofaciais

    - Sequelas de Queimadura

  4. Procedimentos Não Cirurgicos

    - Botox

    - Preenchimentos Faciais

    - Laser de CO2

    - Laser para depilação (Light Sheer)

    - Luz Intensa Pulsada para tratamento de manchas e vasos faciais

    - Peelings Quimicos

Oftamologia

  1. Oftalmologia geral (adultos e crianças)

  2. Plástica periocular, vias lacrimais e órbita

  3. Cirurgia palpebral (cosmética e reparadora)

  4. Cirurgia de catarata, glaucoma e estrabismo (atendimento terceirizado)

  5. Exames oftalmológicos complementares

  1. Oftalmologia geral (adultos e crianças)

  2. Plástica periocular, vias lacrimais e órbita

  3. Cirurgia palpebral (cosmética e reparadora)

  4. Cirurgia de catarata, glaucoma e estrabismo (atendimento terceirizado)

  5. Exames oftalmológicos complementares

    Refratometria

    Biomicroscopia

    Tonometria

    Mapeamento de retina

    Campimetria computadorizada

    Biometria ultrassônica